sábado, 6 de dezembro de 2008

Prémios Média

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes promove no próximo dia 7 de Dezembro a quarta edição dos seus Prémios Média, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, às 15 horas, na qual gostaríamos de contar com a vossa presença.


Os jovens homossexuais, bissexuais ou transgéneros, LGBT, segmento da população que constitui o alvo primordial do trabalho que desenvolve a rede ex aequo, a certa altura da sua vida descobrem que a sua orientação sexual ou identidade de género é diferente da norma. Não possuindo informação e com receio de pedir apoio para evitar a discriminação dos colegas, amigos e familiares passam por momentos difíceis, levando, entre outras situações, à solidão, ao isolamento, a comportamentos de risco, à depressão, à baixa auto-estima, ao insucesso escolar e, em casos extremos, mas demasiado frequentes, ao suicídio.


Conhecendo a gravidade destas situações, a rede ex aequo organiza este evento, para homenagear as figuras da comunicação social, artes e espectáculo em Portugal que, através do seu trabalho, dão visibilidade a algumas das muitas dificuldades sentidas pelos jovens LGBT. O seu contributo é fundamental para a desconstrução de estereótipos, infelizmente ainda associados à orientação sexual ou à identidade de género.


Neste contexto, a rede ex aequo, na sua 4ª edição dos Prémios Média tem a honra de distinguir, em ex aequo, as seguintes personalidades:


Aurélio Gomes e Teresa Gonçalves – Pivots do programa "Janela Aberta" do Rádio Clube Português que conduzem, semanalmente, uma rubrica onde se discutem notícias afectas a questões LGBT.


Bernardo Mendonça, Tiago Miranda e Solange F – Bernardo Mendonça e Tiago Miranda foram responsáveis pela reportagem "Lésbicas e muito mulheres", que contando com o testemunho pessoal da apresentadora Solange F, contribuiu para desconstrução de estereótipos associados à orientação sexual.


Elisabeth Barnard – Directora executiva da revista Com'Out, que com a criação desta revista tem dado espaço e visibilidade à discussão de muitos temas relacionados com a orientação sexual e identidade de género.


Fernanda Câncio – Jornalista responsável pela reportagem "Não vejo nada de fracturante em mim" e diversas crónicas publicadas no jornal Diário de Notícias que permitiu dar visibilidade às discriminações sentidas por muitos homo ou bissexuais.


Fernanda Freitas – Apresentadora do programa "Sociedade Civil", emitido pela RTP 2, que dedicou um programa à discussão do acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.


Teresa Botelheiro – Jornalista responsável pela reportagem "Dois pais, Duas mães", emitida pela RTP 1, onde abordou a parentalidade por casais do mesmo sexo.


e:




Amanhã é dia de prémios! Em principio não vou ao after party mas aos prémios vou, e espero ver por lá muita gente :-)

Sem comentários: